Você sabe o que é a vida? Ou sabe por que nós vivemos? Essa é uma questão filosófica que atravessa os séculos e grandes pensadores. Acredito que quando perguntados, cada um de nós teria sua própria definição de vida. Experimente saber qual é a sua ao menos uma vez.

Mas, de que adianta se perguntar algo tão complexo? Bom, mais difícil do explicar a vida, é tentar explicar a nossa curiosidade sobre ela. Pessoalmente, questionar vez ou outra o que é a vida me ajuda a entender a minha própria e o propósito que ela realmente tem.

Claro que eu não sou o único maluco gastando tempo e neurônios para elucidar essa problemática. Aleluia, amém! Alguns usuários do Quora (um Yahoo! Respostas de pessoas inteligentes) também se propuseram a achar uma boa resposta para a pergunta e, melhor do que isso, nos fornecem raciocínios bem claros sobre o que é a vida.

1 – Sempre me perguntei por que mendigos não se suicidam, uma vez que eles vivem em condições tão terríveis. Mas, mesmo em tais condições eles têm um desejo muito forte em viver. Eu costumava me perguntar por que nós vivemos? E eu percebi que na verdade ninguém quer morrer. Nem os mendigos, nem as formiguinhas que lutam por suas vidas porque o que importa de fato é a nossa jornada.

2 – A questão em si é a resposta: nós estamos vivendo. Estamos vivendo para viver, não para continuarmos vivos. A vida é como uma onda singular que surge de um lugar distante, desconhecido e segue em frente, até chegar à praia e perder-se, ou melhor, misturar-se com aquilo que estamos buscando em nossas vidas. Algumas ondas são grandes e poderosos, algumas pequenas, algumas nervosas, milhões de diferentes ondas se deslocam ao longo deste oceano desconhecido de milhões de outras pessoas que estão indo para o mesmo objetivo.

Não tenho certeza se esta resposta atende à pergunta, porque para mim não há uma pergunta.

3 – Vivemos para explorer novas coisas, lugares e experiências.

4 – Nós vivemos por causa da humanidade, para ajudar aos outros, fazer pessoas felizes e sermos felizes também.

5 – Aqui estão as duas opções a meu ver :

a) Estamos sozinhos e neste único, incompreensível e vasto universo e, portanto, a vida na Terra é algo que aconteceu por uma razão muito específica que podemos, ou não, sermos capaz de discernir.

b) A vida é um fenômeno natural que é inevitável em determinadas circunstâncias e se perpetua desde que essas condições continuem a existir. E só estamos fazendo esta pergunta porque nós desenvolvemos a capacidade de ponderar tais coisas.

Eu escolho seguir o último, e embora possamos não ser capazes de identificar através de um pensamento reducionista qual o momento em que a “vida” veio da “não-vida “, basta dizer que a vida é um fenômeno natural e que os seres humanos são o resultado natural deste processo. Continuamos a viver, como fazem todas as outras formas de vida, por causa de um imperativo biológico: prosperar, reproduzir e sustentar nossa espécie como um todo. Individualmente, podemos precisar procurar razões específicas para continuar a viver, ou seja, encontrar um significado, mas quando se examina o mundo cuidadosamente e em profundidade, não há realmente nenhuma necessidade de entender os porquês da nossa existência.

6 – A vida existe porque ela é vida. Isso soa estúpido até considerarmos a vida de um ponto de vista que não é o do ser humano. As outras milhões de especiosa da Terra buscam uma razão de viver ou elas apenas vivem?

7 – A comunidade científica diz que a vida na Terra – ou qualquer outro lugar – é apenas um acidente milagroso. Mas como eu sei que vocês querem uma explicação filosófica, aqui vai uma: A vida é uma questão altamente complexa porque tem muitas respostas incertas. Alguém pode dizer que Deus a criou, portanto existe vida e assim por diante.

Nós vivemos porque nós nascemos e nos adaptamos às condições. E a resposta para “Por que estamos vivos” é que a vida foi criada porque as condições na Terra eram favoráveis à existência de vida. Desculpe, não pude formular uma resposta mais espiritual.

9 – Nós, humanos, estamos em uma missão secreta para acabar com todos os recursos naturais do planeta. Se você está se perguntando por que você não está ciente dessa missão secreta, então você não está sozinho. Aliens nos programaram para acreditarmos que estamos nos desenvolvendo e deteriorar a saúde do planeta é apenas um pequeno preço para isso. E se eu estiver enganado sobre essa missão secreta, então qual a razão dos humanos explorarem tanto seu planeta natal, onde supostamente deveriam viver mais alguns bilhões de anos?

10 – Vivemos porque vale a pena viver. Morrer nos leva ao nada. A menos que existam provas reais e concretas sobre a existência do paraíso, é estupidez morrer sendo que você pode viver.

11 – Por que não?

 

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.