Imagem de Amostra do You Tube

logotipo-toquio-2020-615x400

Depois do Brasil receber os Jogos Olímpicos é a vez do Japão ter sua própria Olimpíada. Em 2020, a Terra do Sol Nascente vai sediar a maior competição esportiva do mundo. E como sempre foi, a cidade anfitriã recebe uma identidade visual que será utilizada em toda a comunicação do evento.

Além de representar a união dos povos, a marca olímpica também deve trazer simbolismos do país anfitrião. Assim como o logo das Olimpíadas do Rio que traz o Pão de Açúcar em sua composição e cores vibrantes características do nosso país, o logo das Olimpíadas 2020 traz referências da cultura japonesa, como as retratadas pelo designer japonês Ikko Tanaka.

tanaka-sharaku-poster-by-ikko-tanaka

O vídeo de apresentação foi lançado na última sexta-feira e realmente chamou a atenção do público pelo seu estranhamento. Na cultura ocidental, definitivamente, não estamos acostumados com esse tipo de design, carregado em contraste e de difícil simetria.

Mas apesar da corrente de opiniões contrárias, o logo parece ter sido bem avaliado por verdadeiros especialistas. Para aqueles que não entenderam ou não curtiram, ainda restam mais quatro anos pela frente para se acostumar com a ideia.

ikko-tanaka

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.