É um fato conhecido pelos capixabas que a nossa capital possui uma placa de boas vindas um tanto quanto desajustada no quesito design.

Ao chegar na cidade, no sentido Serra x Vitória, somos impactados por uma placa que diz “Bem-vindo a Vitória” em Comic Sans. Veja foto abaixo.

Placa de bem-vindo em Vitória escrita em Comic Sans

Foto: Henrique Mineiro

 

Não se sabe ao certo (ou pelo menos não chegou aos ouvidos do Repertório Criativo) a origem da placa, quem a colocou ali e quem diabos decidiu que Comic Sans seria legal.

A verdade é que Vitória é uma das cidades mais bonitas do país (aos meus olhos), possui um IDH elevado, agências de publicidade e design de alto nível, boas escolas e faculdades… enfim. Nada que traz muito sentido a escolha de Comic Sans para uma placa tão importante.

Se você não é a da área, ou nunca pesquisou, Comic Sans é uma fonte da Microsoft lançada com o Windows 95 e que foi originalmente desenhada para imitar aquelas fontes de quadrinhos e ser usada em situações informais.

Mas claro que não contaram essa história para todo mundo. Hoje, é possível ver a fonte estampada na comunicação de várias empresas, cartazes, formulários médicos e em placas de sinalização de capitais.

Amigos, sejamos sinceros. É hora da mudança em Vitória, não é? E por que não mudar esta placa? Só para começar.

A capital do Espírito Santo ainda precisa de muita coisa, claro, mas vamos propor uma mudança levemente radical aqui? Uma cidade que quer ser levada a séria não pode simplesmente dizer bem-vindo em Comic Sans!

Para fazer isso acontecer, só precisamos espalhar um pouco a mensagem até ela chegar a quem tiver que chegar.

Poste no seu Facebook e no seu Twitter a tag abaixo, mande sugestões de placas para Vitória, vamos fazer o movimento acontecer para a capital capixaba poder receber seus visitantes no mais alto grau do design moderno.


Poste no seu mural: Vitória, troque sua placa de bem-vindo – http://fant.in/novaplaca

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.