Tenho escutado sobre mobilidade com muita frequência ultimamente. Estar ao alcance das pessoas realmente se tornou um status para serviços e produtos. Inventamos plataformas capazes de realizar as mais variadas tarefas, independente de onde estejamos.

E a mobilidade surgiu com a promessa de se expandir em várias outras direções, passando pela plataforma, chegando até o software, propriamente. Hoje já temos a ferramenta Google Docs, que permite criar e compartilhar arquivos que antes só eram possíveis através de um software instalado na máquina. O GD possui ferramentas semelhantes as do pacote Office e, recentemente, tornou possível a visualização de arquivos .PSD e .AI, o que pode ser um indicativo que o gigante de buscas tem a intenção de criar ferramentas de edição para essas duas extensões. Enquanto aguardamos pelo Google, podemos desfrutar outros programas que funcionam online para realizarmos operações mais simples.

Depois de experimentar alguns editores online de imagem, fui apresentado ao Pixlr, uma plataforma com ferramentas que realizam tarefas complexas e que funcionam muito bem (para uma versão online). O site oferece duas versões, a Express, para edições simples, como corrigir luminosidade e aplicar filtros. E a versão Editor, em que você pode editar suas fotos em uma interface amigável, semelhante ao Photoshop.

Infelizmente, editores vetoriais ainda não estão no mesmo patamar de desenvolvimento dos editores de foto, mas se quiser insistir no assunto, recomendo o Raven e o Gliffy.

Postado por André e indicado por @ggandine

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.