Embora o Repertório Criativo não seja um blog declaradamente Nerd, muitos acabam se interessando por este espaço por conteúdos relacionados. E, poha, somos um blog, né? Quer mais nerd que isso?

Hoje, 25 de maio, nerds do mundo inteiro estão festejando o #OrgulhoNerd (eu incluso). O tema me trouxe alguns questionamentos, como a própria origem do significado da palavra Nerd. Duvido que, algum dia, alguém olhou para o seu amigo que passava horas estudando, desenvolvendo plataformas ou jogando PacMan e gritou: “Haha, que Nerd você é”.

Bem, para responder a este simples questionamento fiz esta pergunta aos nerds que estavam em volta e obtive como resposta um verbete da Wikipedia encontrado no Google. Patrono de todo bom Nerd.

Há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas.Wiki

Claro que sempre podemos ir mais longe, afinal, conhecimento é o Santo Graal de todo bom nerd.

Nerd é uma gíria e, como a maioria das gírias, é difícil dizer quem a inventou. Há várias teorias. A mais comum é que a palavra foi lançada pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss), que criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo (“Se Eu Dirigisse o Zoológico”), de 1950, no qual apresenta um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd”. Leia mais em Mundo Estranho.

Ok, já temos as definições, mas o que realmente significa ser Nerd? Se olharmos para o passado e compararmos com o presente, percebemos que as atividades que definem os Nerds não mudaram em nada, o que mudou foi a percepção e projeção que eles tomaram na sociedade. Especialmente depois que o mestre Nerd Bill Gates tornou-se bilionário com a Microsoft.

A partir deste ponto, vários filmes começaram a retratar esses seres ultra-pensantes como pessoas promissoras e não ratos de laboratório sem vida social. E a indústria fez uma grande descoberta: Nerds pegam garotas, transam, têm ambições, sentimentos, sabem ser engraçados, ouvem pagode e outras coisas que colocaram por terra o que antes era chamado de nerdice. Agora o mundo ama os nerds.

 

 

Acompanhe no infográfico do G1 a evolução cultural dos nerds dos anos 70 até os dias de hoje.

Confesso que alguns exageros como cortar pão com uma mini réplica de sabre de luz ainda coloca em cheque a teoria de que os novos nerds são pessoas descoladas, mas já vemos um progresso. Eu sou Nerd e vou a academia praticamente todos os dias, o Rogério Lima, do Bobolhando, está empenhando com um projeto fitness, o Ivo Neuman frequenta raves… isso só para citar blogueiros nerds do Espírito Santo.

São apenas pequenos exemplos de como os nerds saíram dos laboratórios de tecnologia e se espalharam pelo mundo em diversas áreas. Agora me digam se temos ou não motivo para comemorar #orgulhonerd?

Agora vamos a Oração do Nerd criada pelo cérebro positrônico de Fausto Trugilho

Carl Sagan nosso, que estais no Cosmos. Newtoniano seja vosso nome. Perdoai as nossas deficiências, assim como hackeamos a quem nos tenha enviado spam. E não nos deixeis cair em loop, mas livrai-nos do backup defeituoso, Bazinga!


Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.