Eu nem sabia, mas há alguns anos o ator Dan Stulbach deu uma entrevista para o Jô Soares em que ele leu uma carta que escreveu para si mesmo. Seu passado conversando com o presente. Dá para imaginar que sensação legal é a de ler as histórias do seu passado escritas por você mesmo.

Em vários filmes americanos vemos os personagens criandos cápsulas do tempo. Pequenas caixas que são enterradas com objetos de valor sentimental para serem recuperadas anos mais tarde. Se você tem um quintal e nenhuma previsão de se mudar essa é uma boa.

Eu tentei fazer isso, na verdade. Em 2004, eu enterrei no quintal da casa dos meus avós uma carta que escrevi para mim, mas em cima de onde enterrei foi plantado um arbusto que se tornou gigante e agora está impossível resgatar essa carta. Mas não estou triste.

Anos mais tarde eu descobri um jeito diferente de me comunicar com o meu futuro eu. Não sei ao certo, mas fui apresentado ao Futureme.Org, um site onde você pode escrever seu e-mail e programar a data que deseja receber. Eu costumo enviar um e-mail por ano para mim mesmo, geralmente perto do meu aniversário.

É nessa época que eu paro para refletir o que fiz da minha vida. Acho que todo mundo deveria se dar uma auto-satisfação. Parece um pouco baitolagem esse negócio de ficar escrevendo para você mesmo e se emocionando, mas vejo isso como uma parte natural do ser humano. Todos somos nostálgicos, gostamos de nós mesmos, então, nada mais natural do que receber notícias nossas, vindas do passado.

Bem, o post ficou muito maior do que o previsto, a ideia aqui era só apresentar o site a vocês e pedir que façam o mesmo. Se estiverem se sentindo pouco inspirados para escrever, deem uma lida nos e-mails públicos que outras pessoas enviaram. Li um certa vez de um cara que parecia muito infeliz no ensino médio e depositava todas suas esperanças na faculdade.

O e-mail seria entregue quatro anos no futuro, depois que ele tivesse concluído, e era meio que uma cobrança. Tadinho, ele esperava que na faculdade desse o primeiro beijo. Fui lendo outros e me inspirando e me inspirando. Agora estou ansioso para receber o e-mail que escrevi no ano passado. Acho que consegui resolver bem todos os meus desafios de 2011. Tenho que me preparar para os de 2012.

E só para fechar o post, assistam também a este comercial do Boticário que trabalha justamente essa ideia de se comunicar com o seu futuro eu.

 

Postado por André após conversa de Facebook com amigos

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.