Não é a primeira vez que nostalgia é usada para vendar carros. Quem não se lembra do épico comercial da Mitsubishi Lancer com uma cena clássica de De Volta para o Futuro? Ou do Pegeout 208 na Corrida Maluca? Ou ainda do Passat da Volks que trouxe um mini Vader explorando os poderes da força? Veja mais nostálgicos de carros aqui.

Sucesso no início dos anos 2000, Dragon Ball Z cativou milhares de adolescentes da época que cresceram e hoje chegam à casa dos 30 anos, tornando-se público alvo das montadoras. Para chamar a atenção desse público fiel do desenho japonês, a Ford lançou dois comerciais redublando cenas famosas da saga Z para introduzir dois de seus produtos, o Ford Focus e o Ford Fusion.

Antes de chegar a conclusões precipitadas sobre a estratégia, vale lembrar que o processo de decisão de compra de um bem valioso como um carro vai muito além do que os poucos segundos de um comercial. É de fato um processo que passa por várias etapas; como condições de pagamento, necessidade que precisam ser atendidas, experiências anteriores com a marca e por aí vai.

O sucesso de venda não depende exclusivamente da comunicação. E a Ford sabe disso. A prova é que os personagens de Dragon Ball Z não estão apresentando novos modelos, mas sim produtos já consagrados da montadora americana, o Focus e o Fusion.

Logo, no fluxo do processo de decisão de compra de um carro, cabe sim usar de artifícios para chamar a atenção e criar identificação imediata entre o consumidor e o produto. E se essa identificação vem por meio de dragões que atendem pedidos ou crianças que se fundem em um ser super-poderoso, por que não tentar?

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André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.