Esta semana, circulou um vídeo do Stan Lee queixando-se sobre as propagandas feitas para incentivar a compra de automóveis. Em um momento de pura lucidez, Lee resume a maioria dos comerciais:

“Eles te mostram um carro sendo dirigido por aí. Qualquer carro pode ser dirigido por aí.”

Bem, querido Stan. Não sabemos quais comerciais você tem assistido na sua televisão, mas aqui no Repertório Criativo temos alguns bons exemplos de comerciais de carro em que eles não estão apenas “dirigindo por aí”.

Na lista abaixo, selecionamos alguns comerciais clássicos da propaganda brasileira e internacional. Quem não se lembra do Cachorro-Peixe criado pela Almap para a Volkswagen? O comercial trouxe um Leão de Cannes para a agência justamente por não mostrar praticamente nada do carro. E teve a sequência ainda, a ovelha nuvem.

A Volks, aliás, é campeã em comerciais criativos para os seus produtos. Selecionamos aquele famoso que foi ao ar durante o Super Bowl, que mostra um garotinho vestido de Darth Vader explorando o uso da força.

Um dos mais recentes, e também um dos mais simpáticos, é o comercial criado para o novo Peugeot 208 com os personagens da Corrida Maluca, famoso desenho da década de 80/90. E na moda retrô, temos o comercial do Mitsubish Lancer em uma paródia do filme De Volta para o Futuro.

Tem um comercial polêmico que, se não me engano, chegou a ser banido do ar criado para anunciar o Veloster e suas três portas.

https://www.youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0

E se Stan Lee ainda não se convenceu de que os publicitários são capazes de criar filmes para carros em que eles não estão apenas dirigindo por aí, selecionamos este top 10. Uma seleção com peças recentes e antigas do segmento automobilístico em criações publicitárias incríveis.

Poderíamos listar ainda vários outros exemplos, como o do Fiat Idea Adventure com uma iguana gigante, ou o Smart off road.

Teve também aquele épico ao vivo em que um Troller atravessa uma rua alagada e que acabou virando comercial.

Enfim, a publicidade está recheada de bons exemplos, mas a crítica de Stan Lee não deixa de ser válida. É triste vermos como o trabalho criativo dos publicitários têm caído ao nível da mediocridade, muitas vezes, por conta de clientes que não conseguem enxergar além do que sua pós em marketing disse e tão pouco confiam na agência que os atende.

 

Postado por André

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André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.