“Processo Criativo”, um curta documental interessante de Raul Taborda, investiga os contextos de criação em artes plásticas, design e propaganda, para mostrar suas similaridades e diferenças. Os entrevistados colocam seus pontos de vista sobre cada atividade e falam também sobre seus processos.

Várias questões interessantes são levantados, como, por exemplo, quando Cadu Costa fala sobre a necessidade do artista em criar algo que seja pertinente, que provoque interesse nas pessoas por sua visão de mundo. Fiquei intrigada, pois não tinha parado pra pensar que esta preocupação não se restringe somente a designers e publicitários.

Outra artista, Maria Nepomuceno, fala sobre a tal liberdade que chega a ser apavorante, pelo universo gigante de possibilidades para criar. Sim, liberdade ao extremo pode não dar certo.

Também refleti sobre a questão levantada pelo educador de artes, Charles Watson, em relação a forma como encaramos prazos. Segundo ele, é preciso que sejam vistos como um problema dentro do que estamos buscando solucionar e não como um problema que nos impede de encontrar a solução.

23 minutinhos que valerão a pena. Confiram aí! ;)

 

Postado por ChocolaDesign

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.