A tecnologia está inegavelmente em todos os lugares e já não conseguimos viver sem ela. Com seu advento, ela tem influenciado todos os setores, inclusive o setor da educação e o aprendizado de idiomas como inglês, alemão, italiano, entre outros. O que antes era tido como “trabalho de formiga” hoje é feito com um só clique e em poucos segundos já se adquiriu algum conhecimento. Se você for pesquisar na internet, vai ver que grande parte dos artigos e matérias sobre o aprendizado de uma língua, atualmente, dão-se através da tecnologia. O fato é que aprender qualquer idioma hoje em dia se tornou algo mais fácil, apesar de não substituir a dedicação do aluno, claro. Com a ajuda dos smartphones, tablets e dos próprios computadores é possível aprender de qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, estudantes do mundo todo vem conseguindo ampliar todas as suas capacidades com muito menos tempo. Uma dessas ferramentas que chegaram para somar no ensino de disciplinas e idiomas é a Preply. Trata-se de um tipo de plataforma online onde você tem à sua disposição milhares de professores para selecionar e começar a aprender uma segunda língua via Skype. Você pode, por exemplo, ter aulas de espanhol ou aulas de italiano online, sem precisar ficar se preocupando com mensalidades ou deslocamento até as instituições de ensino.

Veja algumas opções para aprender idiomas:

Mídias digitais: as mídias digitais já dominaram nosso universo de produção e de distribuição de conteúdo e estão revolucionando o modo como vemos o mundo. Se seu objetivo é usá-las para aprender um novo idioma, você pode, por exemplo, baixar músicas e vídeos originalmente no idioma desejado ou recorrer a um dos milhares aplicativos de dicionários ou ensino de idiomas. No Youtube, você vai poder ter videoaulas ou podcasts para aprender de onde estiver.

Páginas sociais: quem vive fuçando as redes sociais hoje em dia, com certeza sabe que existem páginas voltadas para o estudo de idiomas. Não é incomum encontrar grupos de usuários em comunidades criadas para essa finalidade. Se você quer aprender interagindo com os nativos ou com estudantes da língua, é uma ótima ideia apostar nas páginas sociais para fazer novas amizades.

Sites especializados: os sites estão espalhados pelo mundo. As empresas já se deram conta de que está havendo uma maior procura do estudo de idiomas na internet e o mercado está começando a facilitar o estudo online. Existem sites onde o estudante pode ter acesso a conteúdo com temáticas variadas, além de poder interagir com outros usuários virtualmente. Essa interação, seja ela por texto, vídeo ou áudio, irá ajudá-lo a desenvolver a fala, a escrita e a escuta.

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.