Hoje é o dia da criatividade e, pelo segundo ano seguido, eu não preparei nenhum post especial aqui para o blog. Então, só posso contar com a minha própria criatividade para escrever uma meia dúzia de palavras para não deixar a data passar em branco.

Eu tenho a seguinte teoria, criatividade todo mundo tem. Nem que seja latente. O cérebro humano desenvolveu-se para ser criativo. Assim como existem diferentes tipos de inteligências, existem diferentes tipos de criatividade. De modo geral, criatividade é encontrar uma solução diferente para um mesmo problema. Nesse contexto, as pessoas são criativias e nem percebem.

Por exemplo, quando você precisa apertar um parafuso e percebe que está sem uma chave de fenda, seu cérebro analisa o que você tem a sua volta e sugere que use algum objeto como substituto. Geralmente sobra para a faca. Da próxima vez que isso acontecer, faça o seguinte exercício, elimine e faca do campo das possiblidades, pois esta é a primeira ideia. E, pelo menos em publicidade, a primeira ideia sempre é descartada. Tente algo novo, algo que faça seu cérebro suar um pouco. Isso vai ajudar sua criatividade aflorar ainda mais.

Como eu disse no post anterior, acabei de mudar de apartamento e ainda estou ajeitando as coisas. Meu cérebro nunca foi tão treinado para pensar em soluções paliativas. Caixa virou mesa, lençou virou cortina, pote de achocolatado virou lancheira e por aí segue a lista.

Enfim, não quero estender muito este post para não cansar ninguém. A ideia aqui é fazer vocês apenas refletirem um pouquinho sobre essas diferentes formas de pensar. Tente olhar para tudo com novo ângulo, isso certamente deixará você mais criativo.

 

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.