Desde muito novo sempre fui grande viciado em televisão, mas com certa idade desliguei a TV e passei quase dois anos sem Silvio Santos, Faustão, Gugu, Pânico ou qualquer outra coisa que passe em canal aberto. Sem preciosismo da minha parte, mas quem mora em república, às vezes, não se dá ao luxo de ter uma TV.
Enfim. No final de 2010 voltei a assistir a programação habitual e percebi que pouca coisa quase nada havia mudado. Exceto o fato do Gugu não estar mais no SBT e o Faustão ter emagrecido uns 100kg, tudo parecia normal. Eis que uma tarde, no auge do ócio de fim de ano, estava eu assistindo a reprise de Sete Pecados quando, no intervalo comercial, a Globo exibe um filme de trinta segundos do Google Chrome.
Em um primeiro momento, achei algo meio absurdo. Por que o gigante da internet está anunciando um navegador gratuito na TV? Será que as pessoas que assistem Vale a Pena Ver De Novo sabem o que é um navegador?
Exageros a parte, ter esse tipo de pensamento não é de todo errado. Estamos falando de milhões de pessoas que até ontem nem conheciam internet e mesmo os que estão começando agora a se aventurar por esse caminho, geralmente optam por aquele Ezinho azul no desktop por ser popular.
Alguns minutos depois refletindo sobre o assunto, ocorreu-me que a internet realmente está invadindo a vida das pessoas. Lembrei também de um anúncio do Firefox no The New York Times, logo em seu início.
Comunicação de massa é um caminho lógico para produtos que querem estar em todas as casas, mas do ponto de vista estratégico, um investimento deste tamanho pressupõe um retorno financeiro, pois, mesmo que o filme do Chrome diga as pessoas para fazerem download do navegador, quantos reais foram revertidos em clicks?
Isso pode ser um indício de que o Google realmente tem planos de expandir sua linha de produtos e talvez esteja preparando as pessoas para receberem seu sistema operacional em nuvem, o Chrome OS, que possui plataforma baseada na simplicidade do navegador. Mas como disse, é apenas um indício. Assista ao comercial (versão extendida) e tire suas próprias conclusões.

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.