Chime.in

Hoje, eu li uma matéria anunciando a criação de uma nova rede social que supostamente vai revolucionar o segmento. E vai fazer isso dividindo seus lucros com os usuários. A tal rede é Chime.in.

Antes de vir aqui colocar a boca no trombone, fui me cadastrar (utilizando a minha conta do Facebook, o que prova que eles não querem desbancar ninguém) e ver como a rede funciona. Em minha olhada, rápida não vi nada surpreendente. Trata-se de uma mistura de Facebook com Twitter, só que um pouco mais confusa.Eles também usam a estratégia adotada pelo Google de envio de convites, o que no caso do Chime.in é um pouco inútil porque a rede já começou aberta.

Bem, essa é uma criação da UberMedia, empresa criadora de vários aplicativos para social media, como o Echonfon. E, como eu disse na introdução do post, os planos para tornar o Chime.in tão diferente é divisão de lucros da rede com o usuário.

Em princípio, pode parecer algo realmente muito atrativo, mas quando lembramos que estamos falando de publicidade paga aos centavos, a coisa fica um pouco menos interessante. Se você não tiver uma audiência monstruosa (milhares de seguidores no Chime.in) e bastante relevância, dificilmente você vai gerar grana o suficiente para ser pago, ou pelo menos para valer o seu esforço.

A estratégia do Chime.in é a basicamente a mesma do Google (mais uma vez). Assim como os blogs (qualquer blog, não apenas os do Blogger) podem expor anúncios do Adsense e serem pagos por eles, no Chime.in você tem a sua conta onde você posta o seu conteúdo e é pago pelo que gerar a partir dele.

Essa estratégia funciona bem para o Google porque as pessoas já têm seus blogs por outros motivos, não apenas ganhar dinheiro. Quem vive com os ganhos de blogs representa pouco menos de 5% da blogosfera (juro que esse é um dado válido, só não lembro a fonte).

Mas aí caímos em outro produto do Google que remunera o usuário através de conteúdo. O YouTube. O YT insere propagandas nos vídeos dos usuários, que recebem a sua comissão, mas as pessoas já estavam habituadas a ele antes mesmo de imaginarem-se nadando em dinheiro por causa de suas produções. As pessoas já subiam seus vídeos para compartilhar com amigos, ganharem fama, chamar a atenção de alguma forma… esse é o princípio da rede social, compartilhar, se comunicar, se conectar, interagir… ganhar dinheiro é secundário.

Pensamos no dinheiro quando temos boa audiência. E o Google sabe disso. Nem todo vídeo do YouTube tem publicidade, elas são inseridas depois que os usuários alcançam um número relevante de views em seu canal. E isso torna a rede social menos chata e menos poluída.

Não estou querendo ser aqueles caras chatos que tratam as coisas com uma ideologia inflexível, só estou expondo uma opinião sobre o Chime.in que, no meu entendimento, não vai vingar e se vingar, não é porque está distribuindo migalhas com quem faz o pão.

 

 

E afinal, o que aconteceu com este aqui?

 

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.