A Sexta Que Inspira desta semana traz para vocês alguns monumentos que foram erguidos durante a Guerra Fria e que hoje são pontos de ligação com o passado. Encomendados pelo presidente iugoslavo Josip Broz Tito entre as décadas de 60 e 70 para marcar e comemorar lugares em que seu exército saiu vitorioso na Segunda Guerra Mundial, os monumentos foram projetados por diversos designers (Dušan Džamonja, Vojin Bakić, Miodrag Živković, Jordan and Iskra Grabul, só para citar alguns) e arquitetos (Bogdan Bogdanović, Gradimir Medaković…) com o objetivo também de mostrar a confiança e força da Iugoslávia. Tito era um forte nacionalista, que inclusive rompeu com a URSS por divergir em opiniões com Stalin.

Na década de 80, os monumentos recebiam milhares de visitantes todos os anos, especialmente dos jovens que estavam iniciando sua educação patriótica. Após o fim da Guerra Fria e também da Iugoslávia (que se dividiu em vários países) os monumentos foram abandonados e seus significados perdidos para sempre.

Entre 2006 e 2009, Jan Kempenaers desbravou a região da antiga Iugoslávia com auxílio de um mapa datado de 1975 e fotografou esses 26 monumentos tão antigos e cheios de aspecto futurista.

Postado por André e indicado por @mariozuany

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.