Bem, parece que a matéria do Fantástico, no último domingo, com o tal vidente que adivinhava tudo das pessoas, somente olhando os dados que elas deixam na internet, gerou um certo pânico entre uma parcela da população que utiliza redes sociais como forma de se comunicar com amigos e familiares.

Era de se esperar que essa matéria e tantos outros boatos repercutissem no Facebook, afinal ninguém quer ter seus segredos mais íntimos revelados, não é?

Agora, parece que começou uma corrida para proteger “valiosas” informações na rede, tal qual a cortina de ferro da antiga URSS. Mensagens radicais em desprezo ao Google, Facebook, Twitter e tantos outros sites que “maliciosamente” usam os dados dos seus usuários em benefício próprio ou de corporações capitalistas com objetivos sórdidos, ludibriosos e blá blá blá minha benga falante.

Como o Repertório Criativo está sempre atrás de formas criativas de viver a vida, apresentaremos abaixo dez formas revolucionárias de se comunicar com amigos, parentes, familiares e até inimigos. Tudo sem deixar rastros para que essas corporações maliciosas, prepotentes e desrespeitosas não possam utilizar nadica de nada daquilo fazemos questão de compartilhar com todos.

Não colocamos a boa e velha conversa boca a boca, pois focamos em sempre haver um intermediário entre os interlocutores. Confira agora como proteger suas conversinhas.

 

1 – O bom e velho telefone fixo

Inventado por Alexander Graham Bell, essa engenhoca entrou nos lares dos brasileiros com toda força no final da década de 80 e início da de 90, depois de sua popularização. Nele você realiza chamadas de longa e de curta distância no conforto do seu lar, sem correr o risco de que alguém de butuca possa ouvir a sua conversinha fiada.

 

2 – Ligação via celular

Outra grande revolução das telecomunicações, o celular lembra muito o telefone de Graham Bell, mas ganha pontos por ser portátil e funcionar perfeitamente em praticamente todo o território nacional. Ideal para aqueles que não podem confiar suas conversas nem aos membros da família, por isso precisam ter conversas ocultas em cantos escuros da rua ou embaixo da cama.

 

3 – Torpedo SMS

Se você tem o receio de que talvez as operadoras de celular possam gravar suas conversas, o SMS pode ser a melhor opção disponível no mercado. Ainda utilizando o seu aparelho celular, você pode trocar mensagens de texto com seus amigos e familiares sem deixar provas de que realmente é você quem estava digitando aquele texto comprometedor. A maioria das operadores de telefone oferece pacotes e planos especiais de envio de SMS. Confira no site da sua operadora.

 

4 – Carta

Apesar da queda na procura pelo serviço, o bom e velhos Correios continua intermediando o envio de cartas para todo o Mundo. Como você envia a carta fechada dentro de um envelope, o risco do seu conteúdo ser lido pelas corporações maliciosas é muito baixo. Pode-se ainda optar por envolver a carta com lâminas de chumbo para que o conteúdo não seja visto nem mesmo por máquias de raio-x. Confira também o tutorial de como enviar uma carta sem gastar nada.

 

5 – Telegrama

As cartas enviadas pelos Correios são manuseadas por homens e nunca teremos certeza de até onde vão os tentáculos do Google e Facebook. Vai que eles têm espiões carteiros? Bem, uma outra opção para eliminar o fator humano, mas continuar utilizando os Correios é o sistema de Telegrama. Veja a descrição do serviço encontrada no site dos Correios:

“Mensagem urgente e confidencial, transmitida eletronicamente, impressa e autoenvelopada sem intermediação humana.”

Ênfase forte no confidencial.

 

6 – Código Morse

Utilizado a séculos, você e seus amigos e familiares podem adquirir esse equipamento rudimentar para trocar textos sigilosos em códigos que só poderão ser decifrados por quem entende. Nada como dificultar o trabalho do inimigo.

 

7 – Sinal de fumaça

Diz-se que foi inventado pelos índios americanos, outros atribuem a invenção desta linguagem aos chineses antigos. A verdade é que sinal de fumaça pode ser uma das melhores formas de trocar mensagens com os amigos, apesar de ser visível a todos no raio de uns 500 metros, você  pode estabelecer um código próprio com seu interlocutor. Exemplo: Uma nuvem de fumaça seguida da outra pode significar: Vamos pro bar?

 

8 – Pombo Correio

Outra técnica rudimentar e idolatrada por roteiristas de filmes e séries, os pombos correios existem até hoje e inclusive podem ser comprados ou mesmo adestrados por qualquer pessoa. As mensagens não podem ser muito grandes para não correr o risco do pombo ser abatido pelas corporações maliciosas. Outros animais ainda podem ser usados, como corvos e corujas.

 

9 – Pipa

Mais uma invenção atribuída aos chineses e que pode ser útil se você não quiser ficar gastando ração com pombo ou mesmo desconfiar que a sua ave está sendo interceptada. A vantagem de utilizar a pipa como instrumento para envio e recebimento de mensagem é que o controle sobre ela é a maior e você não a perde de vista.

 

10 – Classificado de jornais

Uma forma não muito prática, mas certamente eficiente de enviar mensagens aos amigos e familiares em um meio público e livre de suspeitas. Entre as letras miúdas dos classificados você pode deixar mensagens que somente o verdadeiro destinatário pode compreender. Exemplo: vendo gol 2000. Fazer contato em Jd. Penha 3333-4545. Esta linha de classificados na verdade traz oculta a seguinte mensagem: Ver futebol 20h00 em Jd. Penha 3333-4545 (é o telefone do bar em que vai passar o jogo. Este número também pode ser substituído pela latitude e longitude do ponto de encontro).

 

 

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.