Em abril, em uma das minhas andanças rotineiras na internet, descubro a história de um homem que comprou um carro 0km com R$ 34 mil em moedas para dar de presente a esposa em suas bodas de ouro.

A minha primeira impressão foi a de que o cara era um doido. Imaginem, juntar 34 mil reais em moedinhas de R$ 1!! Mesmo no auge da minha economia, tudo o que consegui juntar em um cofre foram R$ 110 (e achei muito).

E publicitário que não é bobo saca uma oportunidade logo de cara. O carro que o senhor José Cardoso dos Santos comprou foi o Novo Fiat Uno e uma história espontânea como essa era tudo o que a marca queria.

Comerciais com atores e um roteiro todo montado na artificialidade não convencem mais como antes. Podem até apresentar bons argumentos de venda, mas criar o relacionamento com a marca já não é tão simples. Histórias como a do Sr. José convencem muito mais. Pelo motivo real da compra, pela própria história de vida do personagem, pela forma compra inusitada… rola uma identificação natural com a gente, não rola?

Quem não tem um desejo de consumo e que batalha para conseguir realizar? É esse o gancho puxado pela Fiat que ainda assina com seu slogan nunca antes tão propício, Movidos pela paixão. Assim parece até fácil fazer propaganda.

 

Postado por André e indicado por @GGandine

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André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.