Redator Publicitário
Esse post é de grande utilidade para todo mundo, mas especialmente para os profissionais de comunicação que dormiram em algumas aulas da faculdade.

Logo nos primeiro períodos, conhecemos como funciona uma agência de propaganda, aliás somos orientados a visitar algumas delas. E, por menor que seja essa agência, acredito que nunca vão chegar para você e dizer: “Nesta sala trabalham os criativos e os redatores”. Isso é impensável.

Para mim, tão impensável que quando ouvi pela primeira vez uma pessoa fazer distinção entre redator e criativo eu não acreditei que era sério. Mas a mesma cena foi se repetindo e repetindo. Ouvi muitas vezes calado, com o receio de parecer arrogante ao defender o meu posto de criativo dentro da agência, mas acho que posso explorar esse espaço para passar a seguinte lição: Redator é criativo e trabalha no departamento de criação.

Se por algum motivo, lapso, dorgas ou pura burrice você não conseguiu entender ainda que o Diretor de Arte não é o único criativo da agência, aqui vai uma simples explicação hierárquica.

Redator + Diretor de Arte = Dupla de Criação, eles respondem ao Diretor de Criação. Agora pasmem, muitos diretores de criação são Redatores. Então pessoal, vamos aprender a lição direito, redator é tão “criação” quanto diretor de arte. Lembrem-se.

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.