Sabe aquelas notícias que trazem algo inovador e que melhoram a vida? Essas coisas são animadoras e nos deixam fascinados, não acham? Pois bem, hoje vou mostrar uma novidade que, além de ser um passo importante para cidades sustentáveis, é um espetáculo à parte! E essa lindeza vem de um lugar maravilhoso, liberal e inovador, a Holanda o país das bicicletas!

Conhecida, também, por sua Capital Amsterdam, que atrai muitas pessoas ao redor do mundo em busca de uma vida mais liberal, a Holanda carrega um belo histórico de mudanças sociais e políticas que fazem do seu povo mais próspero e acolhedor. E é dessa terrinha criativa que vem uma novidade bela em todos os sentidos: a ciclovia solar!

Elementengelegd

repertorio-criativo-B0c9I0aCAAAgSoV

repertorio-criativo-ciclovia

Com cerca de 1km de extensão o Projeto SolaRoad gera energia solar capaz de abastecer três famílias por um ano. O SolaRoad é um módulo especial de concreto coberto por uma camada de vidro resistente e células fotovoltaicas, que captam a energia do sol e convertem-na em eletricidade. Além de permitir uma extensão maior para a captação dos raios solares, a nova ciclovia não causa impactos na paisagem. Eu, realmente, achei que fosse asfalto. Fica muito discreto.

repertorio-criativo-van-gogh-noite-estrelada

Mas, para chamar a atenção de quem anda ali e incentivar as alternativas de energia limpa, o designer holandês Daan Roosegaarde pôs a mão na massa e homenageou um dos maiores pintores da história, o também holandês Vincent Van Gogh.

Daan pegou o quadro “A Noite Estrelada” de Van Gogh e o representou simbolicamente na ciclovia usando lâmpadas de LED que se tornam um espetáculo a parte para quem passeia por ali a noite.

repertorio-criativo-ciclovia-solar2 repertorio-criativo-ciclovia-solar3 repertorio-criativo-ciclovia-solar4 repertorio-criativo-ciclovia-solar5

Written By

The Luca

24 anos, catarinense, fotógrafo, designer de interiores e futuro arquiteto. Apaixonado por filmes, séries e games. Vamos ser criativos, vamos embelezar o mundo!