Quando políticos eleitos vão a público declarar apoio à repressão às minorias e saudar torturadores, é hora de ilustrar o que é a intolerância, porque este parece ser um conceito que poucos estão conseguindo entender.

De forma bem simples e sem dizer uma palavra, o curta-metragem publicado no YouTube em 2013 mostra como a intolerância toma conta do indivíduo. Assista primeiro ao vídeo e então vamos aos nossos comentários.

Somos todos indivíduos construídos por nós mesmos e a nossa matéria-prima é tudo aquilo que está ao redor. Família, amigos, cultura ou a falta de são três dos principais pilares que formam a nossa opinião e personalidade.

Assim como ilustrado no curta, nos cercamos das nossas certezas mais sólidas e passamos a idolatrar o nosso templo de ideias sem quase nunca notar o que está crescendo ao nosso redor. Quando nos damos ao luxo de parar de evoluir, crescer nossa mentalidade e finalmente notamos o algo estranho bem ao nosso lado, sentimos-nos desafiados. Como se a simples existência de algo diferente do que somos soasse como ofensa ao que construímos.

A partir deste ponto, a intolerância ganha sua forma mais bruta. A violência. Seja com palavras ou com atos, atacamos quem vai contra a nossa maré, usando como arma o conhecimento que nos foi adquirido ao longo dos anos. Muitos constroem seus muros na base do ódio e do preconceito e quando isso vem à tona, nos tornamos brutais.

O resultado, no entanto, é bem diferente do esperado. Estamos tão convencidos de nossas próprias ideias que é preciso fazer o outro acreditar naquilo que já nos convencemos. No processo, destruímos parte de quem somos tentando atacar nossos diferentes e ao final da briga sobram apenas ruínas do que já fomos um dia.

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.