Anos atrás, fiz uma pesquisa sobre ecommerce no Brasil quando planejei montar minha própria loja virtual. Na época, uma das coisas que me chamou mais atenção foi o pico de acessos ao site dos Correios nas terças-feiras. Não sei se esse movimento se manteve de lá pra cá, mas isso me fez pensar bastante sobre o porquê disso.

Fui juntando as peças do quebra-cabeça até entender o motivo de uma forma bem simples. Nove em cada dez ecommerces utilizam os serviços dos Correios para realizar suas entregas. E isso acontece por vários fatores, mas o principal deles é o custo x benefício. Os Correios têm agências espalhadas pelo país inteiro, é uma capilarização absurda, pensando-se em termos de logística.

Com tanta gente utilizando o mesmo serviço, seria natural que os acessos ao site dos Correios seguissem uma constante, correto? Errado.

O que eu descobri na época foi uma coisa realmente muito simples. Descobri que terça-feira é o dia oficial de verificar se a mercadoria está perto de chegar. Não entendeu? Muito simples. Tudo o que é postado via Correios gera um código para que a encomenda seja rastreada desde a sua origem. Em compras feitas pela internet, o consumidor recebe esse código e já pode consultar a localização da sua compra. Se você compra de sites internacionais, nem sempre o código é gerado pelos nossos Correios, então leva-se alguns dias até a inclusão do seu código no sistema aqui do Brasil.


Até aí tudo bem. Terça-feira as pessoas vão lá e pesquisam sobre suas mercadorias. Mas por que terça e não quinta ou sexta? Justamente porque é nesses dias (e também o sábado e o domingo) que as pessoas reservam para fazer suas compras. Ahá!

Isso aí, o resultado da pesquisa foi bem esse. As pessoas, de um modo geral, sentem-se mais inclinadas a fazer suas compras entre quinta e domingo, na terça recebem o seu código de rastreio e correm imediatamente para verificar aonde se encontra seu ilustre produtinho. Fantástico, não? Mas tenho certeza que não fui o primeiro a descobrir isso. Ecommerces do Brasil inteiro utilizam informações como essa para vender mais, e aí cada um adota a estratégia como achar melhor.

Por exemplo, um espertão, notando que as pessoas estão realmente mais inclinadas para as compras na véspera do fim de semana, pode aumentar um pouco o valor dos seus produtos nesses dias e faturar bonito, deixando as promoções para os dias mais fracos, como segunda, terça e quarta. Faz sentido, desde que o consumidor não perceba essa flutuação de preço. Então, para comprar sempre com o menor preço, tente acompanhar a loja durante uma ou duas semanas e veja se consegue traçar a estratégia adotada por ela, aí sim você fará uma compra segura.

Postado por André

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André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.