Quando a imprensa surgiu no século XV, os primeiros periódicos circulavam apenas pelas ruidosas ruas das cidades burguesas, ainda assim eram versões infinitamente resumidas, se comparados com os jornais de hoje. No Brasil, a imprensa nasceu apenas em 1808, com a vinda da família real portuguesa para a colônia.
Em todos esses séculos de notícias e circulação de informações, a imprensa desempenhou um papel político e social importante que é defendido bravamente por historiadores e intelectuais.
Cortando o papo de início de faculdade e partindo para algo menos idealista, devemos reconhecer que a imprensa recebe duras críticas por seu posicionamento em relação às notícias que veicula. Se hoje consideramos a mídia como órgão parcial, imaginem como era a situação lá no século XV, em que ética era apenas um discurso pomposo.
Bad News | A Media Fiction é um curta de animação que mostra a influência da mídia em nossas vidas usando o exemplo do fim do mundo, tão propagado, que pode de fato aproximar a humanidade do apocalipse. Um pouco viajante a ideia, mas se pensarmos que “nunca na história da humanidade” ouviu-se tanto sobre o fim dos tempos e a situação nunca esteve tão condizente, pode-se supor que há um fundo de verdade no que diz Nico Uthe, diretor do filme.

Fazendo este post, lembrei de outro que tem a ver com o assunto em que mostra a nossa relação com a televisão.

Postado por André e encontrado no Update Or Die

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.