A Wikipedia define propaganda como:

“Um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou ação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos”

Mas para quem vive a propaganda sabe que ela é muito mais do que um argumento bem floreado. Além de ser o pão de cada dia, óbvio, para os publicitários propaganda também é aquilo que alimenta e aguça criatividade, é um certo vício que não queremos combater.

Propaganda é a motivação para pesquisar, se entreter, xingar a mãe – dos outros, claro, experimentar, escrever e desenhar, perguntar… fazer qualquer coisa, pois tudo vira matéria-prima para propaganda. E de certo modo, é um estilo de vida.

Um dos exemplos mais recentes, para mim, que explica o que é propaganda e o efeito que ela causa é, sem dúvidas, o filme O Sonho Tcheco. Criado por dois estudantes de cinema, o filme é um documentário sobre a criação de um hipermercado que na verdade só existiu na propaganda (brilhante por sinal).

Não vou contar muito sobre o filme para não perder a graça, apenas assistam. Vejam o trailer e sintam um pouquinho da história.

Postado por André

Written By

André Fantin

Editor do Repertório Criativo, publicitário e escritor por teimosia. Atualmente vive na Irlanda em busca de inspiração.