X

Correios, ecommerce e a melhora hora para comprar pela internet

Anos atrás, fiz uma pesquisa sobre ecommerce no Brasil quando planejei montar minha própria loja virtual. Na época, uma das coisas que me chamou mais atenção foi o pico de acessos ao site dos Correios nas terças-feiras. Não sei se esse movimento se manteve de lá pra cá, mas isso me fez pensar bastante sobre o porquê disso.

Fui juntando as peças do quebra-cabeça até entender o motivo de uma forma bem simples. Nove em cada dez ecommerces utilizam os serviços dos Correios para realizar suas entregas. E isso acontece por vários fatores, mas o principal deles é o custo x benefício. Os Correios têm agências espalhadas pelo país inteiro, é uma capilarização absurda, pensando-se em termos de logística.

Com tanta gente utilizando o mesmo serviço, seria natural que os acessos ao site dos Correios seguissem uma constante, correto? Errado.

O que eu descobri na época foi uma coisa realmente muito simples. Descobri que terça-feira é o dia oficial de verificar se a mercadoria está perto de chegar. Não entendeu? Muito simples. Tudo o que é postado via Correios gera um código para que a encomenda seja rastreada desde a sua origem. Em compras feitas pela internet, o consumidor recebe esse código e já pode consultar a localização da sua compra. Se você compra de sites internacionais, nem sempre o código é gerado pelos nossos Correios, então leva-se alguns dias até a inclusão do seu código no sistema aqui do Brasil.


Até aí tudo bem. Terça-feira as pessoas vão lá e pesquisam sobre suas mercadorias. Mas por que terça e não quinta ou sexta? Justamente porque é nesses dias (e também o sábado e o domingo) que as pessoas reservam para fazer suas compras. Ahá!

Isso aí, o resultado da pesquisa foi bem esse. As pessoas, de um modo geral, sentem-se mais inclinadas a fazer suas compras entre quinta e domingo, na terça recebem o seu código de rastreio e correm imediatamente para verificar aonde se encontra seu ilustre produtinho. Fantástico, não? Mas tenho certeza que não fui o primeiro a descobrir isso. Ecommerces do Brasil inteiro utilizam informações como essa para vender mais, e aí cada um adota a estratégia como achar melhor.

Por exemplo, um espertão, notando que as pessoas estão realmente mais inclinadas para as compras na véspera do fim de semana, pode aumentar um pouco o valor dos seus produtos nesses dias e faturar bonito, deixando as promoções para os dias mais fracos, como segunda, terça e quarta. Faz sentido, desde que o consumidor não perceba essa flutuação de preço. Então, para comprar sempre com o menor preço, tente acompanhar a loja durante uma ou duas semanas e veja se consegue traçar a estratégia adotada por ela, aí sim você fará uma compra segura.

Postado por André

Leave a Comment