X

Adote um Briefing: doe seu talento

Considerada por muitos como uma “arte” perversa, a publicidade tem um caminho longo pela frente para reverter sua própria imagem. E um desses caminhos está sendo oferecido pelo Coletivo Cole através de um projeto que envolve publicitários, agências e ONGs. É o Adote um Briefing.

Com mais de dez briefings finalizados e entregues, e outros tantos em andamento, o projeto resgata o lado bom da publicidade ao usá-la para promover causas que beneficiam a sociedade como um todo e não apenas o anunciante.

O projeto está aberto para ONGs e outras instituições voltadas para causas sociais enviarem seus briefings expondo uma necessidade de comunicação, um objetivo a ser alcançado e com quais peças pretendem fazer isso. Por exemplo, uma campanha de cartazes, identidade visual se o projeto for recente, site, e-mail marketing e por aí vai.

Todos os briefings são colhidos pelo Coletivo Cole, montados e vão para o site, onde aguardam pela adoção. E aí a engrenagem começa a girar.

Publicitários do Brasil e do mundo todo têm acesso ao site para ler os briefings, entender o problema a ser resolvido e os objetivos esperados pelas instituições. Depois, é só escolher o que mais se encaixa no perfil da agência ou do profissional e adotar.

A adoção, claro, não é imediata. O candidato passa por uma avaliação de portfólio para a equipe do Cole verificar se o profissional está realmente apto a adotar o briefing. Se o pedido for aprovado, os envolvidos conversam e discutem o briefing para extrair o máximo de informação possível.

Vale lembrar que quem quer executar um dos briefings do site precisa estar ciente de alguns termos, como prazos e processos de aprovação que funcionam como uma relação de trabalho normal. Não é porque o trabalho é voluntário que você pode enrolar o cliente para sempre, não é verdade?

Além de profissionais e agências, Adote um Briefing também conta com o apoio do Getty Image, que cede imagens para a realização dos trabalhos e, acredite, muita coisa boa já rolou. Veja abaixo alguns trabalhos recentes nascidos do projeto.

ONG: Interferência / Criação: Uxer

ONG: Médicos do Barulho / Criação: Hygor Caio e Marcela Egito

ONG: Move Institute / Criação: NEOGAMA/BBH

 

ONG: Instituto Hurra / Criação: Estúdio Afóz

 

 

 

Leave a Comment